::||Forum Evolution||::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Sua Nova Evolução Pela Web!!!
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  Registar  EntrarEntrar  

 

 Codificação e Aparelhagem de TV a Cabo

Ir para baixo 
AutorMensagem
jukilo
Ranking
Ranking
jukilo


Mensagens : 624
Data de inscrição : 01/03/2008

Codificação e Aparelhagem de TV a Cabo Empty
MensagemAssunto: Codificação e Aparelhagem de TV a Cabo   Codificação e Aparelhagem de TV a Cabo Icon_minitimeSáb Jul 05, 2008 10:01 am

CODIFICAÇÃO



I - INTRODUÇÃO

Quem nunca teve vontade de saber como aqueles os "super-canais" da sua TV A CABO são codificados, e como e onde são decodificados. Foi por essa curiosidade tanto de minha parte como também de muitas outras pessoas conhecidas que eu resolvi escrever esse texto, descrevendo os métodos de codificação/decodificação mais comuns na industria da TV A CABO. Já lhes informo de início que as informações sobre os métodos de codificação aqui apresentados foram extraídos de um livrinho chamado ANTENAS: VHF, UHF, SHF, que em si não é muito bom mas chega a ter informações interessantes, entre elas, o tema deste texto.


II - CONVERSORES E DECODIFICADORES: DESFAZENDO ALGUNS EQUÍVOCOS

Para começar, vamos desfazer alguns equívocos comuns que proliferam pela mente do leigo, ou mesmo do técnico que se diz "entendido" do assunto. Sobre os famosos "aparelhinhos" de TV A CABO que ficam sobre as TV's, existem basicamente dois tipos (os mais encontrados): os conversores e os decodificadores (um conversor que efetua funções de decodificação). A tendência geral é chamar todos esses "aparelhinhos" de decodificadores.

As TVs mais antigas foram projetadas para receber poucos canais, normalmente os da faixa VHF (2 a 6) e alguns da UHF. A TV A CABO, com seu grande número de canais residentes em altas freqüências da faixa UHF, simplesmente não era suportada pelas TVs antigas, necessitando do uso de um aparelho chamado CONVERSOR DE FREQÜÊNCIAS. O que esse conversor faz? O que ele é? Bom, como se sabe, todos os canais da TV A CABO são transmitidos pelo cabo coaxial, cada um com sua freqüência portadora e sua largura de banda (6 MHZ normalmente). Ao selecionarmos um canal para assistir, a TV pega todos os dados transmitidos pelo cabo e "filtra" apenas a freqüência portadora do canal escolhido, demodulando-o e apresentando as imagens na tela e os sons nos speakers. Como o conversor atua? Exatamente como um seletor de canais descrito acima, mas com uma diferença: ele possui não apenas uma entrada de dados (com todos os canais da rede de TV), mas também uma saída de dados, convertendo a alta freqüência do canal escolhido no conversor e convertendo-o para uma freqüência fixa na faixa de VHF (que as TV's antigas conseguem entender), normalmente 60-66 MHZ (largura de banda de 6 MHZ do canal 3 das TV's). Exemplo: você tem uma TV antiga e quer assistir ao canal 75 de sua operadora de TV a cabo. Você precisará de um conversor, pois sua TV não suporta a freqüência do canal 75 (836-842 MHZ). Então você sintoniza o decodificador no canal 75, ele converte a freqüência deste para a freqüência do canal 3 (que esta na faixa VHF) e repassa para a sua TV.

Entretanto, se a sua TV for mais atual ela já vem com suporte a canais de altas freqüências (UHF) e, dessa forma, você não vai precisar de um conversor. Essas são as famosas TV's que dizem já vir com decodificador embutido. O que não é bem verdade.

Agora para a parte interessante da historia: ALGUNS desses canais de TV da sua TV A CABO são canais EXTRA, ADVANCES, SUPER-BONUS, dependendo de como a operadora de CATV os chamar. Como são canais especiais, não incluídos na programação normal, eles são transmitidos codificados e você tem que pagar um extra para que seja instalado o decodificador e toda a aparelhagem. Então, essa codificação consiste em uma alteração padronizada na modulação do canal, que o torna "inacessível", exibindo na TV uma imagem irreconhecível.



Vejamos os principais métodos de codificação existentes:


HVP-I

Os pulsos de sincronismo horizontal e a informação de vídeo são invertidos e comprimidos a cerca de 72% da sua amplitude original. Com exceção para o intervalo de dados na linha 17, o intervalo vertical é inalterado.

HVP-II

Todas as características do HVP-I mais a chamada codificação empurrada, aumentando o sincronismo vertical para o nível mais branco aleatoriamente. Este modo pode ser programado para aproximadamente 1 a 3 alterações por segundo

HVP-III

O mais complexo de todos. Funciona através do chaveamento dos modos HVP-I e HVP-II, controlando-se o intervalo de tempo entre cada tipo de codificação.

No caso especifico da NET, já ouvi muitos dizem que, para poder assistir os canais ADVANCED, um aparelho é acoplado ao cabo no seu POSTE. Mais isso não é verdade pois a decodificação se dá no decodificador especial (NÃO NO CONVERSOR!), com o logotipo da NET desenhado e embaixo escrito EXCLUSIVO PARA NET/MULTICANAL. Entretanto, não se pode ter "acesso" aos canais apenas instalando um destes aparelhos pois parte da largura de banda do cabo eles reservam para um canal chamado CONTROLE DE DECODIFICADORES, que contém o número de série (todo o decodificador tem um) de todos os decodificadores AUTORIZADOS a realizar a decodificação.





APARELHAGEM



CONECTOR RG-11

Q. SPAN CLAMP

FITA DE AÇO 3/4

FECHO P/ FITA DE AÇO

PITÃO C/ BUCHA S10

CONECTOR P/ CABO RG-59

DCW-06-dB

DCW-09-dB

FITA ISOLANTE 3M

CABLE CLIP BRANCO P/ RG-59

CABLE CLIP PRETO P/ RG-59

TOMADA TIPO T

FIXA-CABO BRANCO P/ RG-6

FIXA-CABO PRETO P/ RG-6

CABO RG-59 BRANCO S/ MENSAGEIRO

CABO RG-59 PRETO S/ MENSAGEIRO

CABO RG-59 PRETO C/ MENSAGEIRO

CABO RG-6 BRANCO

CABO RG-6 PRETO S/ MENSAGEIRO

CABO RG-6 PRETO C/ MENSAGEIRO

CHAVE COMUTADORA A/B

BALUN

BUCHA PLÁSTICA PRETA

BUCHA PLÁSTICA BRANCA

DIVISOR 2/1

DIVISOR 3/1

DIVISOR 4/1

F SPLICE FEMALE

CONECTOR RG-6

PROTETOR DE TRAP

FILTRO SELETIVO MECÂNICO

ABRAÇADEIRA PRETA

VASELINA SÓLIDA

CONJUNTO ISOLADOR ROLDANA

WEATHER BOOT

FITA AUTO FUSÃO

ANEL DE VEDAÇÃO PARA TAP

CABO RG-11 C/ MENSAGEIRO



Decodificadores/conversores:



DECODIFICADOR CFT 2014/V5

CONTR. REMOTO P/ DECODIFICADOR CFT 2014/V5 (ACIMA)

DECODIFICADOR 8610

CONTR REMOTO P/ DECODIFICADOR 8610

CONVERSOR MOD.

CONTROLE REMOTO P/ CONVERSOR MOD.
Ir para o topo Ir para baixo
https://forumevolution.forumeiro.com
 
Codificação e Aparelhagem de TV a Cabo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
::||Forum Evolution||:: :: Area Hacker :: Phreaking-
Ir para: